10 PERGUNTAS - Sobre Reciclagem
Por Priscilla, dia 13/12/2017

Esta semana entrou no ar o novo E-book - 10 PERGUNTAS QUE UM GESTOR DE EMPRESA DE RECICLAGEM DEVE RESPONDER.

 

http://materiais.sygecom.com.br/e-book-10-perguntas?rdst_srcid=1032696

 

Conteúdo que auxilia empresas e gestores a terem uma nova visão de mercado, de práticas usáveis e como nossos sistemas podem auxiliar em tarefas tão usais dentro de uma empresa de reciclagem. 

 

Nosso intuito é provocar respostas e criar o senso de responsabilidade sobre sua gestão empresarial. Se você consegue responder com facilidade tais questões, se tais práticas não causam retrabalho ou ainda consumo de tempo excessivo, você está no caminho certo, caso contrário, comece a compreender que algo está faltando e procure qual o caminho a seguir.

 

É fantástico, nestes mais de 10 anos de mercado, ver a evolução desse mercado e encontrar empresas tão preparadas, organizadas e com forte poder de concorrência. Existe uma nova geração aperfeiçoando todos os caminhos e processos. E você não pode ficar de fora! 

 

E nós do TEAM SYGECOM estaremos lado a lado acompanhando cada transformação e inovação deste mercado que tanto amamos.

 

Fique esperto e vem com a gente.

 

TEAM SYGECOM

 

 

Sagi detalhou custos de insumos na CR Metais
Por Priscilla Machado, dia 20/10/2017

 

Quem conhece a rotina de um depósito de reciclagem sabe que é raro conseguir um tempo para fazer análise das contas da empresa. Os gerentes que conseguem achar este tempo, geralmente, olham os números visíveis como: receita de venda, número de fornecedores e clientes, montante de material em estoque, valor do aluguel do imóvel entre outros. Contudo, existem informações mais detalhadas que podem passar despercebidas nas dezenas de planilhas geradas durante um certo período de trabalho.

 

“A gente não prestava muito atenção nos insumos utilizados na operação do depósito. Todo mundo sabe que diesel, energia elétrica, ou até tarifas de pedágio são custos comuns em qualquer depósito, mas quanto eles representam de fato na operação?”, indaga Paulo Eduardo Lennert Borges, sócio administrador da CR Metais.

 

A relação destes insumos e, quanto eles pesam na operação, ficaram mais evidentes apenas quando o depósito migrou toda a sua gestão para o Sagi (fato que aconteceu em 2011). “A gente não percebe no dia a dia. Ficou claro como é importante ter um sistema para controlar e gerenciar os negócios”, enfatiza Paulo. O Sagi cria e cruza várias planilhas de dados orientando o depósito para operar com o menor custo possível.

 

Com sede na cidade de Araquari (SC), a CR Metais trabalha na compra e venda de resíduos metálicos desde 2004. Pelo sistema Sagi da empresa, passam mais de 600 lançamentos de compra de itens como metais ferrosos, alumínio, bronze, cobre, ferro e inox. Para realizar este trabalho, a empresa conta com uma infraestrutura moderna com equipamentos de última geração como: balança rodoviária e plataforma, briquetadeira, triturador, prensa, guilhotina, tesoura hidráulica, maçarico, garras estacionárias, empilhadeira, entre outros maquinários.

 
 
 
Sérgio Vieira 
Jornalista 
SYGECOM confirma presença na FEIRA WASTE EXPO BRASIL
Por Priscilla Machado, dia 17/10/2017

 

A Sygecom marcou presença na Feira Waste Expo Brasil e será um dos diversos expositores do segmento da Reciclagem, como:

 

MACPRESSE

CONEMAG 

STADLER

FORD CAMINHÕES 

STEINERT

E muito mais...

 

Com o apoio e presença da ANAP - Associação Nacional dos Aparistas e SINDINESFA - Sindicato das Empresas de Sucatas de Ferro e Aço.

 

Inclusive no dia 23 de novembro a ANAP fará um WORKSHOP muito interessante para os seus associados e interessados.  Para maiores informações acesse: www.anap.org.br

 

O evento contará com CONGRESSOS diversificados abrangendo todo o setor de meio ambiente, durante os três dias de feira.

 

A Sygecom, como sempre, apresentará melhorias e novidades em seus sistemas. O principal destaque, vem para o módulo de serviços, atendendo amplamente as empresas de serviços e não somente o comércio do resíduo. Atendendo esta necessidade real do mercado, incorporou este módulo com plenitude do começo ao fim.

 

E não paramos por ai! A Sygecom trará informações sobre a nova parceria realizada com RASTREADORES E MONITORAMENTO de transporte, opção muito solicitada entre os seus clientes e colaboradores. 

 

#TEAMSYGECOM

 

Desde o mês de janeiro de 2017, funcionários e colaboradores da CS Sucatas foram integrados ao que existe de mais moderno no Brasil no que diz respeito a softwares de gestão para o setor de resíduos. Eles passaram a contar com o sistema Sagi, principal ferramenta existente no País para a operação com materiais recicláveis.

 

Um dos funcionários da empresa, o gerente geral Maicon Ramos, avalia que comparado ao sistema anterior o Sagi oferece mais detalhes sobre entrada de material. “Esse diferencial foi muito importante para o depósito”, avalia o gerente da empresa que possui sede na capital paulista. Segundo Maicon, outro diferencial do sistema Sagi são as telas de visualização. O sistema permite uma interface mais amigável com o usuário. Desta forma, o acesso a relatórios para a geração de balanços ficou muito mais rápido e prático.

 

A CS Sucatas é uma empresa com mais de 30 anos de existência e é especializada no comércio de sucatas ferrosas. Instalada em uma área de mais de 22 mil metros², a empresa possui equipamentos como manipuladores hidráulicos, prensa tesoura, pá carregadeira, enfardadeiras, entre outros.  A empresa também possui um tilter que é o responsável por manipular os containers carregados de sucatas que serão exportados.

Estes equipamentos, além daqueles usados para a coleta (caminhões, caçambas, etc) geram diariamente centenas de dados operacionais. Todos estes dados, além daqueles gerados na área financeira, fiscal, comercial e recursos humanos são controlados hoje pelo sistema Sagi. Pelo aplicativo do celular, o gerente possui acesso a qualquer informação gerada nestas áreas.

 

 

Sérgio Vieira 

jornalista 

GERENTE DESTACA EXPERIÊNCIA COM SAGI NA KSP METAIS
Por Priscilla Machado, dia 14/09/2017

 

“Para fazer controle dos dados da empresa onde eu trabalhava antes era um inferno. Era tudo fora do lugar. Eu perdia horas comparando planilhas de Excel”. Essa era a rotina da gaúcha Maitê Aparecida Gustafson quando trabalhava em uma empresa de reciclagem na cidade de Porto Alegre. Ela conta que fazer balanço da empresa cruzando planilhas do Excel era um esforço que podia levar horas e, alguns números, simplesmente eram impossíveis de serem encontrados. “Não havia nada para consolidar dados da empresa”, relembra. Mas há cinco anos, esse problema na vida de Maitê foi eliminado. 

 

Ela foi contratada para trabalhar na KSP Metais, empresa com sede em Porto Alegre e que lida com a compra e venda de metais finos como alumínio, cobre e demais materiais não ferrosos. Na KSP Metais, Maitê passou a lidar com o sistema Sagi, sistema de gestão desenvolvido pela Sygecom e especialmente para empresas de reciclagem. “Foi interessante descobrir que existe uma ferramenta que faz o controle de tudo que você lança no sistema. Facilita muito a vida financeira do depósito de reciclagem”, comenta a gaúcha que hoje ocupa o cargo de gerente financeiro da empresa.

 

A KSP Metais utiliza o sistema Sagi há nove anos. Considerando que a empresa possui dez anos de existência, pode-se dizer que o Sagi esteve presente desde a origem das operações. O sistema Sagi acompanha todo o processo rigoroso de classificação da sucata que entra e sai diariamente.

 

Pelo Sagi passam, por exemplo, todos os dados dos cinco caminhões da empresa, identificação dos motoristas, escala de trabalho de cada um, carga que foi coletada, nome do cliente, data completa em que a operação foi feita, entre outros. Em questão de segundos, a KSP consegue fazer o rastreamento de uma operação em caso de necessidade. Vale lembrar que o sistema é completo e controla o apontamento dos demais funcionários, parte fiscal e contábil, controle de estoque de materiais, contratação de serviços de terceiros, pesagens de sucatas, entre outras funções. “Escolhemos o Sagi da Sygecom por acreditar na honestidade, transparência e capacidade do sistema estar sempre se atualizando”, declarou Maitê.

 

Entrevista realizado pelo Jornalista Sergio Vieira.

Terceiro E-book: Segurança da Informação.
Por Priscilla Machado, dia 25/07/2017

 

Foi disponibilizado o novo E-book: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO, elaborado pelos colaboradores Kenya Golfetto e Douglas Weimar. Que trouxeram para nós a vivência adquirida no suporte, sobre tantos casos e atendimentos referente a segurança de dados. Dentre elas, até mesmo, o sequesto de dados, assunto atual e da vivência de inúmeras empresas. 

 

Vale a pena conferir e aproveitar as muitas dicas deste e-book. Baixe através do link: https://www.sygecom.com.br/newsite/new/blog/ebooks.php?ebook=4 

 

Esse é o nosso time, sempre pensando e trabalhando para você. 

 

#teamsygecom

Prevenção de Incêndio nas Empresas de Reciclagem
Por Priscilla Machado, dia 20/07/2017

 

Não é incomum encontrarmos reportagens pela internet e jornais sobre o segmento da reciclagem que relatem incêndios de grande dimensão em galpões, do Norte ao Sul do Brasil. Ou seja, é comum e preocupante a ocorrência destes desastres, que causam inúmeras consequências negativas as empresas. Com este intuito, buscamos algumas dicas para auxiliar e prevenir estas ocorrências.

 

1. REVISÃO ELÉTRICA - A sobrecarga elétrica nas empresas é a PRINCIPAL responsável por incêndios. Por isso, é mais que necessário a revisão trimestral ou semestral das instalações elétricas do estabelecimento. Algumas práticas podem já ser utilizadas como a NÃO utilização de mais de um aparelho por tomada, verificar se existem equipamentos ou instalções com fios desemcapados, porém apenas um técnico qualificado poderá revisar de forma mais eficiente quaisquer irregularidades constantes e se a empresa está de acordo com a NBR 5410. Por isso, contrate um técnico qualificado e de confiança para periodicamente fazer todas as revisões necessárias.

 

2. REVISÃO E PRECAUÇÃO COM INSTALAÇÕES A GÁS - Acompanhar a instalações de botijões e equipamentos a gás é essencial, verificar se ocorre vazamento e caso positivo, o mínimo vazamento constatado troque o casco e mantenha sempre em locais bem arejados. Não forçar e nunca lubrifique válvulas de cilindros a gás, mantendo os sempre na posição vertical.

 

3. PRODUTOS INFLAMÁVEIS - Primeiramente classificar todo e qualquer material inflamável e manter distância de produtos elétricos ou qualquer instrumento que gere faísca, como cerras elétricas e etc. Manter de preferência em local arejado e prestar toda a atenção a locais e equipamentos que possam gerar concentração de gases.

 

4. FALHA HUMANA - Determine a proibição de fumar dentro do ambiente de trabalho, assegurando uma distância respeitável da empresa, ou local perigoso. Informar a todo e qualquer colaborador sobre precaução e riscos, se possível, eleger alguns colaboradores e oferecer cursos de prevenção de incêndio. Assim como, a empresa deve ter a responsabilidade e sempre ter o PPCI - Plano de Prevencão e Proteção Contra Incêndio em dia e conforme todas as regulamentações do corpo de bombeiros.

 

5. MANUTENÇÃO VEÍCULOS - Verificar se todo e qualquer veículo não possui vazamento de oléos e observar sua circulação dentro da empresa, que possam trazer riscos ao estabelecimento e aos colaboradores. Desligar o veículo enquanto faz o abastecimento interno da empresa e mantê-lo próximo as bombas apenas em casos necessários.

 

Por fim, apesar de todas as prevenções que possam ser feitas dentro da empresa, ainda podem ocorrer casos fortuitos ou por força maior, como descargas elétricas advindos de raios e tempestades, por isso, é mais do que prudente a contratação de seguro que possa ao menos ressarcir possíveis danos causados. 

 

#teamsygecom

 

 

VAGA DISPONÍVEL: VENDEDOR
Por Priscilla Machado, dia 12/07/2017

 

A Sygecom tem uma nova vaga na aréa comercial. Para quem tiver interesse, segue as características da vaga e requisitos.

 

As atividades são:

  • Realizar ligações;
  • Apresentar os softwares;
  • Elaborar propostas comerciais;
  • Prospecção de novos clientes, através de sites de busca;
  • Identificar novos negócios;
  • Realizar viagens para demonstrações e captação/venda;
  • Fortalecer o relacionamento com os clientes.

 

Procuramos uma pessoa com boa comunicação, dedicado, ético, autodidata, motivado, ambicioso, responsável, humilde, positivo, comprometido com metas e resultados, com visão estratégica, senso de urgência, que saiba negociar, que tenha paixão por vendas, autonomia, com disposição e disponibilidade para viajar e que tenha carteira de habilitação - cat. B.

 

E não menos importante: Que essa pessoa goste muito de trabalhar e goste de trabalhar muito.

 

Os benefícios são:

  • Salário fixo + Comissões;
  • Plano de Saúde - Unimed Max;
  • Convênio com farmácia - Panvel;
  • Auxílio Creche.

Interessados enviar currículo para rh@sygecom.com.br 

 

TEAM SYGECOM

 

Nosso segundo e-book já está disponível!

 

Click no link: https://www.sygecom.com.br/newsite/new/blog/ebooks.php?ebook=3

 

Neste e-book as colaboradoras Priscilla Machado (Diretora de Marketing) e Silvane Gonçalves (Programadora) procuraram um tema concernente as duas áreas, Marketing e Análise de Dados, baseado na tendência do mercado sobre a TRANSPARÊNCIA EMPRESARIAL, analisaram o quanto nossos sistemas podem contribuir para implantar esta atitude dentro de cada empresa, seja ela de Reciclagem como de qualquer outro ramo. Trabalhar com dados verídicos e confiança, tornou-se uma necessidade nos tempos atuais. 

 

Agradecemos o ótimo trabalho proposto pelas colaboradoras e esperamos que todos vocês apreciem a leitura. 

 

#teamsygecom

A IMPORTANTE TAREFA DE ANALISAR E INTERPRETAR DADOS
Por Sergio Vieira, dia 03/07/2017

 

Durante um evento em São Paulo, um experiente pesquisador americano fez a seguinte observação: “Sucateiros americanos possuem o péssimo hábito de não saberem o que alguns números representam de verdade dentro da empresa”. O comentário foi feito sobre uma realidade local, no entanto, ela serve para várias outras regiões do planeta onde a atividade de reciclagem é desenvolvida.

 

Em Portugal, por exemplo, empresas de reciclagem possuem o compromisso junto à Agência Portugal de Ambiente (APA) de enviar mensalmente os dados das atividades de reciclagem. Para isso, as empresas possuem um sistema padrão que reúne dados como volume de venda de material, faturamento, valor de mercadorias, entre outros. O sistema coleta apenas os dados que são obrigatórios por lei. Muitas empresas não sabem como uma porção de outros dados e informações se relacionam dentro da empresa.

 

“Essa situação também acontece no Brasil em empresas que ainda não informatizaram suas planilhas, ou naquelas que não possuem uma plataforma única de análise de dados”, avalia Leonardo Machado, diretor da Sygecom. Segundo ele, as empresas de reciclagem precisam atentar para o fato de que a ação “gerir” dados está bem além do simples ato de coleta. “Nos EUA, Portugal ou Brasil só é possível saber o que estas dezenas de dados significam com o uso de uma plataforma única e dedicada”.

 

Segundo ele, é cada vez mais notório que a maneira como estes dados são tratados dita o ritmo de lucro ou prejuízo das empresas. No caso específico do Brasil e Portugal onde a expressão “margem de lucro apertada” é regra frequente de mercado a forma de tratamento dos dados pode indicar, inclusive, a sobrevivência da empresa. 

 

Sérgio Vieira 

Jornalista 

11 9 7377-5959 (mobile fone and whatsapp)

TREINAMENTO: VIDA NOVA PAPEIS
Por Priscilla Machado, dia 30/06/2017

 

Hoje encerra-se mais um treinamento, iniciado no dia 19 de Junho, na empresa VIDA NOVA PAPÉIS, empresa situada em Lontras, no Estado de Santa Catarina.

 

O técnico Ricardo Brandão treinou e implantou o sistema SAGI, sistema mais completo de nossa empresa, com todos os módulos necessários para uma empresa de Reciclagem: BALANÇA (compra e venda), ESTOQUE (com possibilidade de conversões), FINANCEIRO, FISCAL (NF-e, MDF-e e CT-e), CONTROLE GERENCIAL DE FUNCIONÁRIOS, TRANSPORTE (coletas e embarque, juntamente com o controle de frota) e muito mais.

 

Toda a equipe esteve muito comprometida em todos os dias de treinamento, levando com afinco e bastante trabalho todo este período.

 

A implantação foi iniciada na primeira semana de Abril, deste ano, todos os usuários se comprometeram com os cadastros, o que permitiu o treinamento no prazo previsível.

 

Agradecemos a confiança de todos da equipe da empresa VIDA NOVA PAPEIS e aos Srs. Daniel e Willian por terem optado pelo Sistema S.A.G.I.   

 

VAGA DISPONÍVEL: PROGRAMADOR PHP
Por Gabrielle Becher, dia 29/06/2017

 

A Sygecom Informática, uma software house gaúcha, que desenvolve softwares específicos para o setor da Reciclagem, está com uma vaga em aberto para programador PHP.

 

Buscamos uma pessoa com raciocínio lógico, autodidata, com boa comunicação, disciplinado, paciente, perseverante, responsável e que tenha conhecimento nas linguagens PHP, JavaScript, CSS3, Frameworks MVC, banco de dados PostgreSQL e modelagem de dados.

 

Que esteja apto a realizar o desenvolvimento de módulos e aperfeiçoar os já existentes dos produtos da Sygecom;  O desenvolvimento de layout de telas e relatórios, modelando a estrutura do banco de dados;  Realizar ajustes de baixa complexidade;  Documentar e manter atualizada  a estrutura desenvolvida no sistema, visando à atualização de todos os envolvidos no desenvolvimento e uso diário do sistema;  Prestar auxilio aos demais colaboradores (programadores e atendentes de suporte);

 

E o ponto principal: Que você goste muito de trabalhar e goste de trabalhar muito. ;)

 

Aos interessados, enviar currículo para rh@sygecom.com.br ou sanar dúvidas entre em contato pelo fone (51) 3442-3975.

 

 

Vamos começar a semana falando de um assunto MUITO IMPORTANTE! 

 

Existe uma consulta pública: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=104116 vigente. Nela todos os interessados em promover a Emenda Constitucional que prevê a imunidade fiscal aos insumos provenientes da reciclagem ou reaproveitamento, deve realizar seu voto clicando em SIM.

 

Uma das justificativas pela aprovação da PROPOSTA a Emenda Constitucional, referente ao art. 150, inciso VI, que refere-se a imunidade fiscal foi: "No Brasil, há cerca de duas décadas, tenta-se reverter ou pelo menos atenuar esse quadro mediante a promoção da reciclagem. A experiência tem revelado que o progresso foi muito lento ou quase inexistente quando se dependeu apenas do apelo altruísta. Todavia, bastante rápido e animador quando o apelo foi econômico, motivo pelo qual se conseguiu montar um mercado unindo a captação, a comercialização e a industrialização dos materiais recicláveis".

 

A justificativa também abrange fatores como reciclagem e reutilização, consumo desenfreado, esgotamento de matérias-primas e principalmente o diferencial que a reciclagem promove e auxilia nos dias atuais ao meio ambiente.

 

É de suma importância, que TODOS os interessados votem nesta emenda, empresários, funcionários capacitados por estas empresas, prestadores de serviços e qualquer pessoa com consciência ambiental, pois o papel da RECICLAGEM é o mais efetivo e fundamental para o meio ambiente.

Chegou a hora de mostrar nossa FORÇA.

 

 

EBOOKS: A IMPORTÂNCIA DO SOFTWARE DE GESTÃO
Por Priscilla M., dia 22/06/2017

 

Que os e-books são sinônimo de sucesso na internet, não há dúvidas. Algum tempo, a Sygecom vem pensando sobre como compartilhar os conhecimentos que adquiriu ao longo destes 10 anos, seja com a Reciclagem através do no-how adquirido há muito tempo através de nosso sócio fundador Valdnei Machado, pela experiência de trabalho em empresas de Reciclagem, sobre os atendimentos e vivência de nossos colaboradores, sobre a experiência adquirida através de cursos e faculdades e, tantos outros meios que nos capacitaram e que acreditamos ser importante compartilhá-los.

 

Nós da Sygecom, acreditamos muito no trabalho em equipe, assim como, na União de cada membro de nossa empresa, na possibilidade de misturar conhecimentos entre todos os setores: COMERCIAL, FINANCEIRO, SUPORTE, MARKETING, JURÍDICO, RH, IMPLANTAÇÃO e PROGRAMAÇÃO. Então, propomos aos nossos colaborades a criação de duplas através de sorteio e cada uma deveria criar um tema e escrever um pequeno e-book. Para nossa surpresa, foi um sucesso e conseguimos juntar "n" temas que podem auxiliar não só empresas de reciclagem, mas como de qualquer setor.

 

Nosso primeiro e-book, foi criado pelo colaborador Jorge Duarte (técnico de implantação), com extrema experiência em implantação em diversas empresas por todo o Brasil e nosso Diretor Valdnei Filho, que também foi o pioneiro e que implantou a qualidade de implantação em nossa empresa. O tema sugerido pelos colegas foi a IMPORTÂNCIA DO SOFTWARE DE GESTÃO, neste e-book você pode encontrar dicas valiosas sobre esta necessidade que só tem aumentado ao longo do tempo, sendo uma ferramenta imprescindível para o sucesso de qualquer empresa.

 

Esperamos contribuir com conhecimento a todos que baixarem este e-book e agradecemos esta ótima equipe, que temos o grande prazer em dispor em nossa empresa.

Baixe em:  https://www.sygecom.com.br/newsite/new/blog/ebooks.php#div_ebooks

#teamsygecom

Empresa adotou sistema Sagi da Sygecom há sete anos. Até o ano de 2009, o Grupo Paco, empresa com unidades no litoral sul de São Paulo, controlava todos os dados da área comercial, fiscal, trabalhista e de transporte da empresa com planilhas manuais. Tudo era anotado na caneta e, qualquer consulta, ou análise de dados transformava-se numa tarefa dolorosa.

'Houve um tempo que chegamos a usar o Excel, mas gerar certas planilhas nesta ferramenta não é tarefa para qualquer um', relembra o diretor Felipe Prada, diretor do Grupo Paco. Neste meio tempo, outra importante mudança acontecia nos depósitos paulistas de sucata: a obrigatoriedade de emitir a Nota Fiscal Eletrônica. 'Foi nesta hora que vimos que não dava mais para adiar a adoção de uma plataforma única de monitoramento de dados'.

O Grupo Paco elegeu então o sistema Sagi - Sistema de Auto Gestão Integrado, criado e desenvolvido pela Sygecom, para a supervisão de todas as rotinas da empresa. O sistema está instalado nas unidades situadas em São Vicente e Praia Grande e, literalmente, coloca na palma da mão da diretoria da empresa todas as informações que são geradas durante o dia. 'Pelo aplicativo do celular que faz parte do sistema, eu consigo ver, por exemplo, os dez melhores e os dez piores indicadores do dia', pontua o diretor.

Desenvolvido há mais de 10 anos, o sistema Sagi é indicado para médias e grandes empresas do setor de reciclagem. A cada versão o sistema ganha novas funcionalidades, algumas delas, inclusive, sugerida pelos próprios donos de depósito de sucata e aparas. Para pequenas e médias empresas, a Sygecom desenvolveu o SGR - Sistema de Gerenciamento de Reciclagem, uma solução totalmente ao alcance do empresário nacional.

Na cidade de Curitiba (PR) está situada uma das mais modernas empresas de compra e venda de metais não ferrosos do Sul do País. Num espaço físico de 5 mil metros², a Sucatec possui equipamentos de ponta que são responsáveis pela manipulação do cobre, alumínio, chumbo, aço inox, entre outros tipos de materiais e ligas que todos os dias entrem e saem da empresa.

Mas apesar de possuir modernas máquinas e equipamentos, até 2008 a Sucatec ainda vivia presa ao lançamento manual de dados para a posterior contabilidade e controle financeiro dos recursos da empresa. 'Já estávamos no terceiro programa que prometia uma integração total de dados e sem obter sucesso. Quando conhecemos o programa da Sygecom não posso esconder que a desconfiança continuou da mesma forma. Depois das experiência anteriores, não acreditava mais nessas ferramentas', relembra Álvaro Rochenback, diretor da Sucatec.

Na época, o Sagi não possuía algumas funcionalidades que estão presentes hoje no sistema, por isso, o time da Sygecom foi submetido à uma prova de fogo. 'Fizemos várias simulações na Sucatec simulando compra e venda de sucata, entrada de caminhão, pesagem na balança, controle de funcionários, entre outros. Não foram poucas as vezes que o time da Sygecom ficou aqui o dia todo criando algumas funcionalidades para a ferramenta', pontua o diretor.

Hoje, a Sucatec é uma das empresas do setor de reciclagem que possui plena confiança no Sagi para as mais de 200 transações comerciais que são feitas por mês. Com o Sagi, a empresa adquiriu plena confiança para fazer algo que, até então, não tinha feito com as ferramentas anteriores: abandonar de vez as planilhas geradas no Excel. 'Sempre tivemos muito medo de perder dados porque as ferramentas anteriores nos trouxe alguns transtornos. O Sagi foi submetido a duros testes aqui na empresa e nunca nos deixou na mão', conclui ele.

No Noroeste Paulista, um depósito de reciclagem chama a atenção devido ao grande número de compra e venda de materiais que realiza por mês em seu espaço de 10 mil metros² . Com foco principal no comércio de papéis, a Reciclagem Modelo é uma empresa com 33 anos de existência e, de acordo com o gerente, José Ricardo Bim, a empresa realiza mensalmente mais de 2 mil transações comerciais.

Estes bons números, obviamente, são um bom indicador para a maioria das empresas, mas, por outro lado, durante muito tempo, a empresa sofreu em meio às dezenas de planilhas, relatórios e anotações necessárias para manter o controle dos negócios. Afinal, o que significavam todos aqueles números? 'Faltava um amparo para somar, cruzar e nos mostrar o que representavam as dezenas de dados gerados todos os dias para tomar decisões', lembra José Ricardo Bim, gerente da Reciclagem Modelo.

A rotina de transações da empresa passou a mudar em 2016, ano em que foi implantado o sistema Sagi, desenvolvido pela Sygecom, para gerenciar os negócios. Em um único ambiente, a administração do depósito passou a ter controle e monitoramento de frotas, entrada e saída de mercadoria, balanças, ponto de funcionários, notas fiscais, contas a pagar e a receber, entrada e saída de visitantes, entre outras informações.

O Sagi assumiu o controle e monitoramento dos dois depósitos da empresa (um fica em São José do Rio Preto, o outro em Catanduva). 'Hoje, apenas com alguns toques no aplicativo do celular, eu posso olhar os dados diários, semanais ou mensais das unidades. Extraio a informação por tipo de material ou total do dia, enfim, facilitou muito o trabalho', pontua o gerente. O Sagi possui ainda a possibilidade de integração com outros sistemas como balanças eletrônicas rodoviárias e rastreadores de veículos.

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